Frango com bolotas

Frango: 1kg de frango (peito e coxa). sal a gosto, pimenta do reino a gosto, suco de limão a gosto, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinhos, 2 colheres (sopa) de azeite.
Molho: 1kg de tomates maduros, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 1 cebola picadinha,1 dente de alho picadinho, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho.
Bolotas: 1kg de batatas, 2 gemas, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 100g de queijo prato (cortado em cubinhos), 1 colher (sopa) de margarina, sal a gosto, 1 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente).
Tempere os pedaços de frango com o sal, a pimenta e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora.
Coloque em um refratário com os demais temperos, tampe e leve ao micro-ondas por 12 a 15 minutos na potência alta, virando duas vezes durante o cozimento. Retire, aguarde esfriar e desfie a carne. Reserve.
Para o molho, coloque em um refratário a cebola, o alho, o azeite e leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente os tomates picados, o sal e a pimenta.
Tampe o refratário e leve novamente ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Retire, polvilhe o cheiro verde e reserve.
Lave as batatas, seque-as, perfure-as com um garfo e coloque nas bordas do prato refratário do micro-ondas. Programe 12 minutos na potência alta. Inverta-as na metade do tempo. Passe-as pelo espremedor, junte a margarina e o sal. Aguarde esfriar. Acrescente as gemas, o queijo parmesão e farinha de trigo até dar ponto de enrolar.
Faça bolotas do tamanho de uma bola de ping-pong. Recheie cada uma com um pedacinho de queijo prato.
Montagem: Unte um refratário com óleo. Disponha as bolotas nas laterais do refratário e no centro o frango reservado misturado com o molho. Polvilhe com queijo parmesão. Tampe e leve ao micro-ondas por 12 a 15 minutos na potência alta.
Se quiser gratinar, leve ao dourador por 5 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *