Coq au vin (Frango ao vinho)

1 kg de frango cortado em pedaços (coxa, sobrecoxa e peito), sal a gosto, pimenta do reino moída a gosto, 1 e 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco, 1 cebola (cortada em rodelas finas),
1 dente de alho picado, 1 cenoura (cortada em rodelas), 1 talo de salsão picado. 1 bouquet garni (salsinha, tomilho e louro amarrados com um barbante), 2 colheres (sopa) de azeite, 100g de bacon picado, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de caldo de galinha, 150g de cogumelos, 20 cebolinhas em conserva.
Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta. Reserve. Em um refratário, coloque o vinho, a cebola, o alho, a cenoura, o salsão, o bouquet garni e o azeite. Tampe e leve ao micro-ondas por 5 minutos, em potência alta. Espere esfriar e despeje essa mistura sobre o frango temperado. Deixe marinar, coberto com filme plástico, de um dia para o outro na geladeira. Retire o frango do tempero e coe a marinada. Reserve. Coloque o bacon em um refratário e leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, em potência alta. Escorra o excesso de gordura. Adicione o frango sobre o bacon e junte a farinha dissolvida no caldo de galinha e a marinada coada. Tampe e leve ao micro-ondas por 15 minutos na potência alta. Troque de lugar os pedaços de frango, do centro para a borda e vice-versa. Acrescente os cogumelos e a cebolinha, tampe novamente e cozinhe por mais 8 a 10 minutos ou até o frango ficar bem macio. Sirva quente. Rendimento: 4 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *