Coroa de bacalhau

1kg de bacalhau já dessalgado, 1 cebola média picada, 1 pimentão amarelo (cortado em tiras), 1 pimentão vermelho (cortado em tiras), 1 xícara ( chá ) de salsinha e cebolinha verde picadas, 3 dentes de alho picados, 1/4 xícara (chá) de azeite, 100g de azeitonas pretas picadas.
Purê: 4 batatas grandes picadas (sem casca), 2 colheres (sopa) de manteiga, 1/2 xícara (chá) de leite, sal a gosto, 50g de queijo parmesão ralado.
Coloque o bacalhau em um refratário com duas xícaras (chá) de água, tampe e leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Escorra e deixe amornar. Retire a pele e as espinhas e desfie em lascas. Coloque as batatas do purê em um refratário com um quarto de xícara (chá) de água. Tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos, na potência alta. Retire do micro-ondas, mexa com uma colher de pau, tampe e deixe descansar por 10 minutos (esse tempo de espera faz com que o alimento termine de cozinhar por igual). Esprema as batatas, junte a manteiga, o leite e o sal. Misture e reserve. Em um refratário, coloque o bacalhau, a cebola, os pimentões, o alho e o azeite. Tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos, na potência alta, mexendo na metade do tempo. Verifique o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco. Tempere com a salsinha, a cebolinha e as azeitonas. Unte com azeite uma fôrma de anel refratária, de 26 cm de diâmetro, e faça camadas com o bacalhau, a cebola e os pimentões, deixando a última camada de bacalhau. Cubra com o purê de batatas ainda quente, pressionando bem para as camadas debaixo não se separarem.
Polvilhe o queijo ralado e desenforme sobre um prato. Sirva quente.
Rendimento: 8 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *